sábado, 2 de junho de 2012

Projeto final

Versão Final do Projeto

Título e autoria: Arte Primitiva.

Mirlândia Alves Fontenele

1. Apresentação sucinta do tema e das disciplinas escolhidas para tratá-lo;

O tema que no qual escolhi para se trabalhado no projeto da disciplina de projeto interdisciplinar 2, juntamente com uma disciplina interdisciplinar,que a mesma foi a historia para se trabalhada a arte primitiva.É um assusto bastante rico e delicado por se tratar de desenhos primitivos ou,seja,arte foram deixadas a milhares de anos pelos primeiros homens que habitavam a aqui a terra,esta é uma historia que retrata a forma de vida que estes grupos de povos tinham,mas também mostra seu conhecimento e sua sabedoria.

A sua forma de expressão foi evoluindo de acordo com sua necessidade de vida era exercida, é possível perceber através de suas pinturas deixadas em cavernas a sua forma de expressividades culturais e religiosas. Desde então, o homem como um ser fantástico dotados de inteligência passou cada vez mais a ser um ser extraordinário procurando descobrir novas maneiras de evoluir sua maneira de vida em busca de novas descobertas.

2. Motivação:

O interesse de trabalhar este assunto de se deu através da curiosidade, como também acho que dentro de sala de aula tem certa carência quando se fala de arte primitiva. A necessidade de aprender e conhecer a história primitiva faz com que aja a necessidade de aprender também as técnicas de, na qual era época que não existia nem um tipo de ferramenta de trabalho onde foram descobrindo pouco a pouco.

O homem para chegar onde hoje está precisou de muito sacrifício esculpindo pedra e desenhando em cavernas, onde era uma forma de registrar sua historia daí passaram surgir novos métodos de se ver ou de aproveita a vida e o que elas podem oferecer de melhor, dentro deles estão os recursos naturais, ou seja, as matérias primas.

3. Objetivo:

Desenvolver uma disciplina interdisciplinar como a historia abordando arte primitiva, ou seja, a arte rupestre.

Passar aos alunos que antes de nós existirmos a milhares de anos atrás o homem passou por grandes transformações, e que ele tem vindo se desenvolvendo sua inteligência com também seus próprios princípios.

Ao utilizar um projeto como este trabalhará uma nova linguagem de comunicação que antes não era conhecida pelos alunos.

Entender a importância da teoria destes conhecimentos conhecendo que não são valorizados por muitos.

4. Público alvo:

Ele se dirige a uma turma do programa EJA Educação para Jovens e Adultos, e representará para estas pessoas um momento de aguçamento de seus conhecimentos. Esse projeto tem por objetivo incentivar os professores a trabalharem de uma forma mais diversificada, buscando aguçar a criatividade de seus alunos, pois a disciplina de historia é muito rica. Onde ambas andam lado a lado, e são importantíssimas na vida do ser humano. Através destas, hoje sabemos todas as formas de expressão do homem.

5. Metodologia:

No primeiro momento, será feito um estudo do tema através de um slide, para poder fazer algumas indagações a respeito do tema trabalhado no projeto, “Arte Rupestre” fazendo com que os alunos conheçam, através do contato visual, alguns registros de expressões artísticas deixadas pelo homem primitivo.

No segundo momento pretendo apresentar o filme A Guerra do Fogo.

No terceiro momento e ultimo, serão trabalhados os desenhos em um grande painel de papel madeira utilizando urucum e carvão para fazer alguns registros da arte primitiva.

6. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados;

Tinta de urucum;

Carvão em bastão;

Papel madeira;

Data show.

Técnica: Desenho

(A técnica foi mudada pelo Fato do gesso está em falta na cidade).

7. Referências de conceitos, artistas, projetos, obras ou fragmentos ligados ao que você pretende dizer e à maneira como pretende fazê-lo.

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3183

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/arte-rupestre-passado-presente-531778.shtml

http://arte.com.educacao.sites.uol.com.br/desplanosaulacont.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário